quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O poeta em forma de arquiteto...









"Sempre digo aos estudantes: Quando a vida se degrada e a esperança sai do coração dos homens, só a revolução.

Eles ficam entusiasmados, aplaudem e vão à praia. Como explicar que cruzar os braços é um problema, e que a vida dura só um minuto??


OSCAR NIEMEYER.



Em 15 de dezembro de 1907, há exatos 100 anos, nasceu no Rio de Janeiro no bairro de Laranjeiras Oscar Niemeyer, o maior e mais importante arquiteto brasileiro. O responsável por obras extraordinárias de caráter futurístico e inovador. Mais nem sempre sua vida contou com premiações e homenagens; no auge de sua adolescência Niemeyer levava uma vida boêmia. Só depois do seu primeiro casamento é que o futuro arquiteto, percebeu que a sua vida estava tomando um outro rumo, e assim resolveu em paralelo com a faculdade de arquitetura, trabalhar na tipografia de seu pai. Daí em diante a sua história mudaria completamente, ao concluir o curso superior Niemeyer já possuia uma visão modernista aguçada e não conseguia se adaptar aos padrões da arquitetura convencional, foi quando foi trabalhar gratuitamente no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão em busca de respostas para suas dúvidas de estudante recém formado. Ao que se vê, as dúvidas de Oscar Niemeyer logo foram sanadas, e o brasil ganhou um poeta em forma de arquiteto, capaz de emocionar pessoas com suas obras.

Ao longo dos seus 100 anos Niemeyer construiu não só uma carreira brilhante no Brasil, mas também em outros vários países é conhecido e aclamado, afinal dia 15 de dezembro completará um centenário não só de grandes projetos arquitetônicos, mas também de grandes idéias e grandes exemplos de vida. Niemeyer casou-se pela segunda vez em 2006 aos 98 anos com a sua secretária Vera Lúcia Cabreira de 60 anos. Chega aos 100 anos com completa lucidez e atividade, trabalha em seu atêlie e pretende continuar assim por muitos anos.

Em comemoração ao seu centenário está acontecendo aqui em São Paulo uma exposição chamada "Oscar Niemeyer 360º - 100 anos de encantamento", exposição com as obras preferidas do arquiteto, com mais de 20 fotos possue também mosaicos de monumentos e prédios com detalhes das obras criadas pelo arquiteto, além das imagens, o público poderá ver projeções em DVD e outras fotografias que compõem o livro e o documentário de Oscar Niemeyer, "A vida é um sopro" biografia do arquiteto,que traz Niemeyer de uma forma acessível e inspirada. O livro também terá 22 obras escolhidas por Niemeyer, fotografadas por alguns fotógrafos famosos e segue uma linha cronológica de sua vida. O título (Oscar Niemeyer 360º) se dá ao fato de que as fotos foram feitas em 360º para uma visão melhor das obras.

Como afirmação de que suas obras não são só grandiosas mais notáveis, Oscar Niemeyer foi apontado como o 9º mais importante gênio vivo da humanidade.
Veja vídeos que homenageiam Oscar Niemeyer em seu centenário:







Nenhum comentário: